A média de público do São Paulo na atual edição do Campeonato Paulista é a melhor do torneio desde 1977, quando o Corinthians foi campeão depois de quase 23 anos sem títulos.

Em seis jogos como mandante, todos no Morumbi, o São Paulo reuniu 273.074 torcedores, uma média de 45.512. Há 47 anos, o Corinthians teve média de 53.716 pagantes.

O levantamento é da Federação Paulista de Futebol.

O São Paulo levou pelo menos 44 mil pessoas ao seu estádio em cinco dos seis jogos – o único com público menor que esse foi contra o Água Santa, com 36.456 pagantes, quando o técnico Thiago Carpini escalou time todo reserva após a conquista da Supercopa Rei diante do Palmeiras.

O melhor público foi registrado no domingo, no clássico contra o Palmeiras, com 55.033 pagantes.

A média atual é superior à do clube em todo o ano passado, com 43.529, que é a melhor da história do São Paulo.

Quem mais se aproxima do Tricolor neste Paulista é o Corinthians, com média de 41.489 pagantes. A equipe de Itaquera, porém, já está eliminada do torneio e não joga mais em casa.

O São Paulo pode avançar aos mata-matas: precisa vencer o Ituano, domingo. Se empatar ou perder, dependerá dos resultados de Novorizontino e São Bernardo.

O Palmeiras, que fez dois jogos no Allianz Parque antes de o estádio ser interditado pelas condições do gramado e outros três em Barueri, tem média de 23.581 pagantes. O Santos, que também tem cinco partidas como mandante, tem média de 19.482 torcedores – número inflado pelos mais de 50 mil pagantes contra o São Bernardo, duelo disputado no Morumbi.

As duas equipes jogam em casa na última rodada.

A boa média de público também vitamina a arrecadação do São Paulo, que já chegou a R$ 15,1 milhões.

Segundo dados do clube, há um registro de média de 57.917 pessoas no Paulista de 1956, mas são conhecidos os públicos de só dois de 23 jogos do time naquela competição.

O Paulistão deste ano teve aumento de público de 3%, comparadas as primeiras 11 rodadas com as mesmas de 2023 – mesmo com o Allianz interditado. São 12.027 pagantes por jogo.

O Corinthians de 1977 não deve ter seu recorde superado nesta temporada. Naquele ano, quando venceu o Paulista pela primeira vez desde 1954, o time contou com o Morumbis para chegar aos 53 mil de média – os três jogos da final daquele torneio, contra a Ponte Preta, foram disputados no local.

O segundo duelo, disputado num domingo à tarde, é de maior público da história do Morumbi, com 138.032 pagantes. O estádio hoje tem capacidade para 66.795 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *