Cruzeiro e São Paulo se enfrentam neste sábado, às 21h (de Brasília), na Arena Independência, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa não vence há sete jogos e terá pela frente um rival que costuma ser bastante indigesto, contra o qual amarga uma longa freguesia.

O São Paulo venceu seis dos últimos dez jogos que disputou contra o Cruzeiro. Houve outros dois empates e apenas uma vitória celeste neste período, que aconteceu no último confronto entre as duas equipes, no Campeonato Brasileiro de 2019.

De lá para cá, São Paulo e Cruzeiro não se enfrentaram mais, já que a equipe mineira disputou a Segunda Divisão nas últimas três temporadas, retornando à elite do futebol nacional apenas ao fim de 2022, quando se sagrou campeã do torneio.

No retrospecto geral, o São Paulo também leva ampla vantagem sobre o Cruzeiro. As duas equipes já se enfrentaram 86 vezes, sendo 42 vitórias do Tricolor, 22 empates e somente 22 triunfos da Raposa.

Com um aproveitamento de 57,4%, o São Paulo marcou ao longo da história 118 gols contra o Cruzeiro e foi vazado 83 vezes.

Por causa de todos esses números, a torcida são-paulina se acostumou a considerar o Cruzeiro como um tradicional freguês. Quando o time mineiro voltou à Série A, muitos tricolores aproveitaram para brincar com o fato, dizendo que seriam seis pontos garantidos no Campeonato Brasileiro de 2023.

Embora a situação do Cruzeiro seja bastante delicada, amargando uma sequência de sete jogos sem vitória, o São Paulo projeta dificuldades para a partida deste sábado, justamente pelo momento que o adversário atravessa. Resta saber se Dorival Júnior e seus comandados conseguirão manter a sina de o Tricolor levar a melhor sobre a Raposa na maioria das vezes em que se enfrentam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *