Em busca do tetracampeonato da Conmebol Libertadores, o São Paulo enfrentará dois velhos conhecidos e a altitude do deserto do Atacama na fase de grupos do torneio, que começa na primeira semana de abril.

O sorteio realizado na noite de segunda-feira colocou o São Paulo como cabeça-de-chave do Grupo B, com Barcelona de Guayaquil (Equador), Talleres (Argentina) e Cobresal (Chile) como adversários.

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas, enquanto o terceiro disputa o play-off da Sul-Americana. O lanterna é eliminado.

A estreia será contra o Talleres, em Córdoba, e na sequência o São Paulo recebe o Cobresal. Na terceira rodada, visita o Barcelona. Nos jogos de volta, encara Cobresal (fora), Barcelona (casa) e Talleres (casa). Veja aqui a sequência do Tricolor.

O ge faz um resumo dos adversários do São Paulo:

Barcelona (Equador)
A equipe equatoriana, maior campeã do torneio nacional, disputou duas finais de Libertadores, em 1990 e 1998, mas perdeu ambas – primeiro para o Olímpia, depois para o Vasco. No ano passado, terminou a fase de grupos na terceira posição, com uma única vitória, e foi eliminada pelo Estudiantes no play-off da Sul-Americana.

Na atual temporada, tem apenas três partidas pelo campeonato do Equador, com uma vitória, um empate e uma derrota.

Recentemente, teve três jogadores convocados pela seleção equatoriana para os amistosos contra Guatemala e Itália, nos dias 21 e 24 de março: o experiente goleiro Javier Burrai, o defensor Anibal Chalá e o jovem atacante Allen Obando, de 17 anos, que defendeu o país no pré-olímpico da Venezuela.

Talleres (Argentina)
O Talleres e a cidade de Córdoba trazem más lembranças a são-paulinos. A equipe argentina eliminou o São Paulo na segunda fase preliminar da Libertadores, em 2019 – uma derrota fora por 2 a 0 e empate sem gols em casa, resultados que impediram a equipe de chegar à fase de grupos da competição.

Córdoba, onde joga o Talleres no estádio Mário Kempes, foi onde outro sonho tricolor ruiu: a derrota por 2 a 0 para o Independiente Del Valle, em 2022, na final da Copa Sul-Americana.

O Talleres faz boa campanha no campeonato argentino, é o terceiro colocado no Grupo A, com 19 pontos em 11 jogos.

O São Paulo encontrará um conhecido: o atacante Nahuel Bustos, de passagem sem brilho pelo Morumbis em 2022, tem sido titular da equipe onde se formou e para onde voltou no ano passado.

Cobresal (Chile)
Contra o Cobresal, o São Paulo terá como adversário, também, a altitude. A equipe chilena joga no estádio El Cobre, em El Salvador, no meio do deserto do Atacama, cerca de 2,3 mil metros acima do nível do mar.

No ano passado, o clube ficou a um ponto do Colo-Colo, que terminou como campeão chileno.

Na atual temporada, a campanha é bem pior. São apenas quatro jogos, mas nenhuma vitória – três derrotas e um empate.

Veja abaixo a ordem dos jogos do São Paulo na Libertadores de 2024:

Semana de 3 de abril: Talleres, fora;
Semana de 10 de abril: Cobresal, casa;
Semana de 24 de abril: Barcelona, fora;
Semana de 8 de maio: Cobresal, fora;
Semana de 15 de maio: Barcelona, casa;
Semana de 29 de maio: Talleres; casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *