Mesmo com as contratações de Lucas Moura e James Rodríguez para reforçar o elenco do São Paulo, Wellington Rato segue sendo peça-chave do time, e pode ser mais importante ainda na busca pelo inédito título da Copa do Brasil.

Isso porque o jogador, contratado em dezembro de 2022 por R$ 5 milhões, é um dos principais criadores de jogadas do Tricolor na temporada. Autor de oito assistências no ano, foi pelos seus pés que o São Paulo abriu o placar na virada diante do San Lorenzo pela Sul-Americana, em cruzamento para o gol de Calleri.
PUBLICIDADE

Esse destaque como articulador de ataques não vem de hoje. No Paulistão, por exemplo, Rato foi o segundo jogador que mais criou grandes chances (cinco), de acordo com a plataforma ‘Sofascore’. O São Paulo foi comandado por Rogério Ceni na competição, e acabou eliminado de maneira precoce, nas quartas de final, diante do Água Santa.

Na artilharia do São Paulo no ano, o camisa 27 acumula cinco gols marcados e está empatado com David, ficando atrás somente de Galoppo (oito gols), Luciano e Calleri (ambos com 10 gols). Um destes cinco gols, talvez o mais importante, foi o segundo da vitória por 2 a 0 diante do Corinthians na semifinal da Copa do Brasil.

O bom rendimento do jogador faz com que ele se tornasse figurinha carimbada na escalação do time. Com 48 atuações, Wellington Rato foi o jogador de linha que mais entrou em campo pelo São Paulo na temporada, atrás apenas do goleiro Rafael, que fez 49 jogos.

Em uma das partidas mais importantes da temporada, no entanto, diante da LDU pela volta das quartas de final da Sul-Americana, o atacante iniciou na reserva e entrou em campo somente aos 12 minutos do segundo tempo. Ainda assim, foi importante para a pressão que o São Paulo fez sobre os equatorianos, criando jogadas pelo lado esquerdo do campo e cruzando em direção à área.

A presença de Wellington Rato entre os titulares do São Paulo na final da Copa do Brasil é uma incógnita, mas se o jogador deseja convencer o técnico Dorival Júnior de que deve iniciar a partida, os números podem ser um bom argumento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *