O São Paulo conhecerá na próxima segunda-feira seus adversários na fase de grupos da Libertadores. As oito chaves, de A a H, serão definidas em sorteio às 20h, transmitido pelo ge, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Campeão da Copa do Brasil de 2023, o Tricolor será um dos cabeças de chave.

Por regra, o São Paulo só poderá estar no mesmo grupo de um clube brasileiro: o Botafogo. A única possibilidade de times do mesmo país se cruzarem já neste momento da competição é se um deles tiver passado pelas fases iniciais da competição – o Alvinegro carioca veio justamente da terceira fase, a chamada “pré-Libertadores”. Por isso, está no pote 4 do sorteio.

O São Paulo, campeão da Copa do Brasil, é uma das equipes do pote 1, formado apenas por cabeças de chave. No sorteio, todos os “líderes” de cada grupo serão definidos. Depois, os potes serão esvaziados até que as chaves estejam todas preenchidas.

O primeiro time selecionado no pote 2, por exemplo, vai para o Grupo A; o segundo, vai para o Grupo B; e assim por diante.

O Atlético-MG, que se classificou direto para a fase de grupos, está no pote 2. Esse é um caso de enfrentamento impossível para o São Paulo nesta fase da Libertadores. Se cair no grupo do Tricolor, o Galo automaticamente será direcionado para o próximo grupo em que não haja outro brasileiro, e o sorteio será novamente realizado.

O São Paulo, então, pode cair no grupo de qualquer time dos potes 2, 3 e 4, menos o Atlético-MG:

POTE 2
Atlético-MG
Independiente del Valle-EQU
Libertad-PAR
Cerro Porteño-PAR
Estudiantes-ARG
Barcelona-EQU
Bolívar-BOL
Junior Barranquilla-COL
POTE 3
San Lorenzo-ARG
The Strongest-BOL
Universitario-PER
Deportivo Táchira-VEN
Rosario Central-ARG
Alianza Lima-PER
Millonarios-COL
Talleres-ARG
POTE 4
Caracas-VEN
Liverpool-URU
Huachipato-CHI
Cobresal-CHI
Botafogo
Palestino-CHI
Nacional-URU
Colo Colo-CHI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *