Luciano foi o principal assunto da entrevista coletiva de Dorival Júnior, após o São Paulo vencer o Cruzeiro por 1 a 0 nesta quinta-feira, no Morumbi, com gol do camisa 10.

Reserva na partida, o atacante entrou no segundo tempo e foi decisivo ao marcar de cabeça o único gol do jogo. Sua comemoração foi mais contida que de costume, e Dorival foi questionado o porquê da reserva. O treinador elogiou o atleta e avisou que conta com ele para 2024.

– Entramos com uma equipe domingo, o Luciano foi titular e jogou quase toda a partida. Hoje entramos com James, são dois jogadores praticamente na mesma função. Eles podem jogar juntos em alguns momentos, como já fizeram em outras situações, mas ele é importante para a gente, sabe da importância de tudo que realizou desde minha chegada aqui dentro. Para mim, ele é titular da equipe – declarou.

– O Luciano quando entrou foi decisivo mais uma vez. É o que queremos, que o jogador se sinta preparado para momentos importantes e decisivos e marque presença. Estou jogando com peças dependendo da necessidade de cada partida – acrescentou.

O contrato de Luciano com o São Paulo é válido até o fim do ano que vem, mas há a expectativa de que apareçam propostas no fim do ano, especialmente do mercado da Arábia Saudita.

A situação fez com que os jornalistas reforçassem na entrevista de Dorival a pergunta se o camisa 10 está nos planos para 2024:

– Mudanças acontecem, é um fato natural. Quero aproveitar o máximo possível deste elenco, que já me deu ótima resposta e tenho convicção do possa tirar de cada um deles. Para mim, boa parte do grupo do ano que vem espero eu que possamos manter a grande maioria dos que estão aqui. Conto, sim, com Luciano para o ano que vem, respondendo à pergunta anterior.

Sobre a vitória, o técnico tricolor valorizou a importância do resultado, que dá mais tranquilidade na tabela. O São Paulo, agora, é o 10º colocado com 42 pontos, a oito da zona de rebaixamento.

– Foi um jogo bem equilibrado, difícil, contra uma equipe que valoriza a posse de bola, como o São Paulo. Os dois times buscaram o gol, no primeiro tempo tivemos mais oportunidades. No segundo tempo pecamos demais no início, quando em quatro momentos tentávamos uma saída de bola e com a perda da bola acabamos nos expondo demais – analisou.

– Tivemos as alterações tentando voltar a ter o volume de jogo que tivemos. Encontramos nosso gol, criamos outras boas oportunidades. Foi um jogo disputado, muito igual, muito parelho e acredito que um resultado importantíssimo para este momento da competição e pelas dificuldades que enfrentamos – completou.

O Tricolor agora volta a jogar apenas na próxima quarta-feira, contra o Bragantino, às 20h (de Brasília). O São Paulo mandará o jogo na Vila Belmiro, pois não poderá usar o Morumbi.

Falta fluidez no ataque:

– Para vocês terem uma ideia, o São Paulo estava acostumado a jogar com um homem de referência. Estamos recebendo agora o Erison e o David que ficaram um tempo muito longo afastados. Eles estão procurando entrar nas melhores condições, mas ainda não temos os dois jogadores em totais condições. Precisamos ter paciência, perdemos um jogador de referência importantíssimo. Estávamos até agora sem jogadores fundamentais e que foram fundamentais na manutenção dos resultados que tivemos.

– Pelo menos quatro nos faltaram em um momento importante, que seria de retomada no Brasileiro. Jogadores como Calleri, Lucas, Arboleda, que faltaram, todos que entraram vêm dando muitas condições à equipe e vêm melhorando nosso grupo. Agora é natural que nem sempre flua da maneira como queremos. Mesmo assim, acho que a equipe vem encontrando boas condições e não faltando luta e entrega e comprometimento. Tivemos um jogo muito abaixo no sentido geral, nada além disso. No mais, em todos os jogos fomos uma equipe que criou, buscou e teve e construiu resultados importantes.

– O campeonato é muito difícil, o Cruzeiro não atuou no fim de semana e se preparou como ninguém para este jogo. Tivemos um jogo muito complicado, que exigiu bastante da nossa equipe e mesmo assim, contra um adversário que tem a segunda ou terceira melhor defesa da competição se não me engano, é resultado de muito trabalho. Tivemos paciência, não perdemos nossa organização, que é muito importante. Dentro desta organização, o jogo pode ser definido até os 90 minutos. Se o Cruzeiro teve algumas oportunidades no segundo tempo, também as tivemos e poderíamos ter uma sorte melhor pelo número de chances que criamos na primeira etapa e em menor escala na segunda.

O perfil do elenco vai mudar para 2024? A busca por Luiz Gustavo é por isso?

– Sobre contratações, a diretoria é quem vai pontuar. Eu estou começando a conversar a respeito de nomes, mas a partir do momento que ele chegue aqui, assine contrato, aí vou falar alguma coisa. Senão muitas especulações em cima de nomes e não é saudável, não é ideal. Só quando o jogador ou a diretoria confirme a contratação, poderemos falar alguma coisa.

Acredita que o Luciano está satisfeito com as chances que tem recebido?

– O Luciano é um jogador importante e ele sabe disso. Sempre que abordei sobre o Luciano, tanto pessoalmente, conversando e ele tem sido um profissional em todos os aspectos comigo. Não posso falar nada do Luciano em sentido nenhum. Um jogador muito importante nas duas Copas, decisivo em muitos momentos e não vem sendo diferente. Para mim, é um dos titulares da equipe e ele sabe disso. Se atuou um pouco mais ou um pouco menos, para mim não importa. Depende muito da situação de cada partida, da montagem que eu faça para um determinado adversário.

– Ele sabe a importância que tem, não preciso reafirmar todo dia, porque o Luciano entende o que eu penso e o que eu vejo em relação e ele. No momento que conversamos a respeito do elenco, natural que eu vá posicionar a cada jogador. O Luciano é um jogador importante, acho que já estou respondendo boa parte do que você me perguntou.

Faltam três pontos para livrar do risco de rebaixamento?

– Não, o São Paulo não tem que olhar neste prisma, tem que buscar a melhor posição possível em um campeonato em que tivemos em muitos momentos por necessidade em razão de fases decisivas de Sul-Americana e Copa do Brasil em dar atenção especial nestas duas competições, por estarmos perto de decisões. E queira ou não, comprometemos nossa participação no Campeonato Brasileiro. Temos de reativar isso, e vamos fazer o máximo para melhorar a colocação nestes jogos finais.

– Temos por obrigação levar o São Paulo a uma posição um pouco melhor da que estamos neste instante. É o trabalho. Por isso em momento nenhum falamos em briga por rebaixamento. Natural que preocupe, e temos de ter consciência disso e respeito pela nossa posição, mas acima de tudo lutarmos para ao fim da competição estarmos em uma posição um pouco melhor.

Por que mandar jogo na Vila Belmiro, não no Allianz Parque?

– Nos apresentaram a Arena Barueri e a Vila Belmiro. A opção de um modo geral foi pela Vila Belmiro e eu dei um ok. É um campo rápido, encaixa próximo ao nosso trabalho e jogaremos na sequência contra o Santos. Tudo isso teve um peso para definirmos. Mas não foi apresentada a arena do Palmeiras neste momento, talvez tenham algum problema que nos impeça, não sei, algum show, alguma partida marcada. Mas alguma coisa acredito eu que tenha tido para não termos esta terceira opção.

Qual a posição que James Rodríguez prefere jogar?

– A posição que o James mais gosta de atuar é essa, como segundo atacante, perto da área. Ele é perigoso neste setor. Ele já nos deu demonstrações importantes, hoje não vinha mal na partida, é apenas uma mudança para ganhar um fato novo na partida, nos minutos iniciais foi complicado para a gente. Na nossa volta, tínhamos de tomar uma atitude para mudar o contexto. Até o Cruzeiro se encaixar novamente, alteramos um pouco o padrão da equipe com mudanças de nomes e fizeram com que a gente igualasse a partida naquele instante. Era preciso uma mudança. A característica está bem definida, um segundo atacante, como ele joga na seleção colombiana, também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *