Dorival Júnior chegará para a próxima edição do Campeonato Paulista em alta. No ano passado, liderou o São Paulo para a conquista inédita da Copa do Brasil e encerrou o Brasileirão na 11ª colocação, com 53 pontos. Na última vez que disputou o torneio estadual pelo clube, porém, o treinador terminou demitido.

Dorival iniciou sua primeira passagem pelo São Paulo em julho de 2017. Assim como em 2023, o treinador substituiu Rogério Ceni no comando do clube. Naquele ano, conseguiu elevar o nível do time, impedindo uma queda para a segunda divisão depois de assumir a equipe na penúltima colocação do Brasileirão.

No Paulistão de 2018, porém, o desempenho foi diferente. Mesmo com diversos reforços, como Diego Souza, Nenê, Trellez e Valdívia, o São Paulo foi derrotado pelo São Bento por 2 a 0 na estreia. Na sequência, empatou sem gols contra o Novorizontino, no Morumbi.

A primeira vitória aconteceu na terceira rodada, em que visitou o Mirassol. O triunfo foi seguido por uma nova derrota, por 2 a 1 contra o Corinthians, que seria o primeiro dos três resultados negativos em clássicos.

Depois de vencer duas vezes seguidas, contra Botafogo-SP e Bragantino, o Tricolor Paulista voltou a ser superado, desta vez pelo Santos, por 1 a 0. Muito pressionado, Dorival Junior comandou a equipe em outra derrota, contra o Ituano e embalou dois jogos sem perder logo depois, com um empate com a Ferroviária e uma vitória sobre o Linense.

Na penúltima rodada da fase de grupos, o São Paulo perdeu outro clássico. Contra o Palmeiras, o time do Morumbi foi derrotado por 2 a 0. O revés resultou na demissão de Dorival Júnior, que foi substituído por Diego Aguirre. O treinador terminou com 11 jogos, 5 derrotas, 4 vitórias e 2 empates no Paulistão.

Mesmo com um desempenho abaixo do esperado na fase de grupos, o São Paulo conseguiu se classificar para os mata-matas. A equipe foi eliminada nas semifinais, superada pelo Corinthians nos pênaltis, depois de empatar em 1 a 1 no placar agregado.

Nesta temporada, Dorival poderá começar a escrever uma história diferente comandando o São Paulo no Paulistão a partir do dia 20. O Tricolor enfrentará o Santo André na primeira rodada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!