Com muitos jogadores revelados nos últimos anos, alguns deles até negociados com grandes clubes na Europa, a base do São Paulo naturalmente atrai olhares de muitos lados. Entre eles os de duas empresas de agenciamento de atletas: a OTB Sports e a 4Comm. Juntas, elas contam com 24 jogadores das categorias inferiores do Tricolor.

Atletas de diferentes idades são representados por essas empresas. Jogadores de 10 anos, como, por exemplo, a revelação Murillo, passando por integrantes da categoria sub-15, sub-17 e sub-20. Entre os profissionais, a 4Comm também possui dois jogadores: Pablo Maia, que é revelação recente da base são-paulina, e o atacante Alexandre Pato, recentemente contratado para fazer a sua terceira passagem pelo clube do Morumbi.

Em contato com a reportagem, o empresário Junior Pedroso, da 4Comm, vê a situação com naturalidade pela relação que possui com o São Paulo e os ‘cases de sucesso’ que tem com o clube, onde cita nomes como os atacantes Antony e Lucas Moura, revelados pela base são-paulina e que hoje atuam no futebol europeu, e até o próprio Pablo Maia, que segue no elenco profissional são-paulino.

– Não sei o número correto de clientes no São Paulo, pois a maioria são jogadores da base. Porém, é natural que a maioria dos nossos clientes sejam do São Paulo, pois é o clube onde temos os maiores cases de sucesso: Lucas Moura, Antony, Pablo Maia, Nathan. Participei da transferência do (Gabriel) Sara para o Norwich, levei o patrocínio da Sócios.com – disse Pedroso ao Lance!.

A 4Comm possui os seguintes atletas das categorias de base do Tricolor em sua carteira: Carlos Samuel, Felipe Oliveira, Joãozinho, Kaike Ribeiro, Luís Henrique, Murillo, Paulo Roberto, Pedro, Stevanato (que está emprestado ao Ituano), Takada e Tiago.

Diretor Executivo das Categorias de Base do São Paulo, Marcos Biasotto, afirmou ao Lance! que não tem noção exata da quantidade de atletas que ainda não são profissionais pertencem a determinadas empresas justamente por conta da legislação que não permite que atletas menores de idade possuam agentes.

– Nem eu sei quantos atletas são dessas ou outras empresas, até porque os menores de 18 anos sequer podem ter agentes pela legislação vigente. Converso com eles quando vamos profissionalizar, geralmente aos 16 anos, e os pais nos comunicam quem cuida através de um documento entre as partes – disse Biasotto à reportagem.

É importante destacar que este processo de profissionalização dos contratos dos atletas da base está sendo visto como uma das grandes prioridades neste ano. Em 2022, o Tricolor viu jogadores reconhecidos como promessas irem para Europa por valores muito mais baixos (e até mesmo de graça) justamente por problemas com contratos. No caso, Marquinhos e Luizão foram grandes exemplos disso. O São Paulo quer evitar, ao máximo, perder mais joias de Cotia desta forma.

Inclusive, existe um consenso interno no clube no qual só ganha espaço no profissional quem regularizou o contrato na base.

Sobre a OTB, a relação é de bastante proximidade entre os cabeças da empresa e a atual diretoria do São Paulo. Eles, inclusive, participaram ativamente da contratação do primeiro técnico da atual administração do Tricolor, que foi Hernán Crespo. Após a saída de Fernando Diniz, no início de 2021, alguns treinadores estrangeiros foram entrevistados, sendo que essas conversas foram articuladas através da intermediação da OTB. Por fim, o argentino, que conquistou o Paulistão daquele ano pelo clube do Morumbi, foi o escolhido.

Atualmente, a OTB representa os seguintes jogadores da base: ngelo, Caio, Cauê, Gustavinho, José Vitor, Juninho, Lucca, Mateus Amaral, Negrucci, Pagé (emprestado ao XV de Piracicaba), Pedrinho, Talles Wander e Vinícius di Stefano.

A reportagem do Lance! entrou em contato com representantes da OTB Sports, mas até o momento do fechamento do material não obteve respostas. Assim que a empresa se manifestar, a reportagem será atualizada.

Nota do PP: esses empresários são tão bonzinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *